Walls by Me

O quão complexo pode ser escolher e comprar o papel de parede ideal para sua casa? E se fosse possível testar as centenas de variações em diversos ambientes diferentes direto do seu smartphone ou computador?

É exatamente isso que nosso cliente Walls by Me entrega para seus clientes com seu ecommerce VTEX extremamente customizado para oferecer a melhor experiência de usuário. A Walls by Me é uma empresa norte americana, e entender o varejo online dos Estados Unidos não é uma tarefa tão simples quanto pode parecer. O resultado veio com dezenas de reuniões, muita pesquisa, muitos testes e também muito cálculo.

Loja norte-americana Walls by Me, tecnologia VTEX e WordPress. Um case de sucesso Bluefoot

Principais premissas do projeto

  • Oferecer uma experiência visual única, limpa e que destacasse os detalhes dos produtos
  • Integração total e transparente para o usuário com redes sociais, estratégia de conteúdo
  • Oferecer instruções para o usuário de “Faça você mesmo” ou DIY.
  • Facilidade de compra com checkout seguro

Junto com nosso cliente, chegamos a conclusão que diferentes tipos de papeis de parede requerem diferentes materiais, cálculos e por isso páginas diferentes. Com isso chegamos à uma solução com 3 páginas diferentes.

“Um dos pontos mais desafiadores foi trabalhar com um mercado totalmente diferente do brasileiro, o mercado norte americano valoriza sites com mais conceito e interação, o que acaba indo contra a pegada mais comercial e gritante que utilizamos aqui no mercado brasileiro, isso refletiu bastante no resultado final do projeto, onde temos um layout mais clean que utiliza apenas o produto para dar o destaque da loja, com um grid mais desconstruído e que traz menos monotonia, diferente de outros sites do mesmo segmento.

Outro detalhe é o fato de os spots de produtos se assemelharem a escala pantone, o que faz relação a compra de produtos voltados para a casa como tintas. Também já no spot do produto conseguimos ter uma visualização mais aproximada do pattern do produto”

Davi Ramos, líder de UX e UI do projeto Walls by Me
 

A calculadora da Walls by Me

Na principal delas o usuário pode visualizar o papel de parede em diversos ambientes, ver o detalhe da textura, e escolher entre a quantidade desejada ou deixar nossa aplicação realizar o cálculo de quantos rolos de papel ele vai precisar para aplicar em sua parede.

 

A calculadora da Walls by Me permite que o usuário obtenha com precisão o número total de rolos de papel de parede e o tipo de material necessários para cobrir seu ambiente, totalmente guiado em uma interface simples e eficaz de ser utilizada tanto em dispositivos móveis quanto em computadores de mesa. Essa complexa calculadora é uma aplicação construída do zero pelo time de engenharia de software da Bluefoot.

Na interface, o cliente insere a altura e largura da parede, no calculo é definido a melhor combinação entre um tamanho de rolo de wallpaper e a quantidade necessária deste para cobrir a parede.

O principal desafio da calculadora foi conciliar a facilidade de cadastro por parte do cliente com os dados necessários para fazer o calculo, após algumas conversas com o cliente chegamos a uma estrutura que balanceava isso. A Biblioteca React foi crucial ao criar o visual. Como haviam muitas interações, formas de resposta e variações de comportamento, desenvolver em React permitiu que criássemos pequenos componentes independentes e conseguimos lidar com as diferentes variações que a calculadora exibe no site.

Tiago Rodrigues, sênior front-end engineer da Bluefoot

 

Estratégia de SEO, conteúdo e busca

Pode não parecer ao visitar o site, mas a Walls by Me roda em dois sistemas bastantes distintos, utilizamos a plataforma cloud VTEX para a experiência de ecommerce por conta de sua alta escalabilidade, robustez e liberdade de desenvolvimento no front-end, mas para o gerenciamento de conteúdo DIY entre outros, nossa escolha foi o CMS Open Source WordPress pela sua facilidade de uso, interface amigável e facilidade para trabalhar integrações.

  • Todos os produtos da loja podem ter conteúdos relacionados gerenciados no WordPress
  • Todos os conteúdos do WordPress podem ter produtos relacionados
  • É possível fechar o pedido a qualquer momento, esteja o usuário navegando em uma categoria de produtos, página de produto ou lendo um artigo ou post no WordPress, as duas plataformas foram completamente integradas pela Bluefoot utilizando suas API’s

 

Resultado

Com lançamento estimado em apenas 5 meses desde a sua concepção inicial até o go live, a Walls by Me foi foi uma prova de que é possível entregar uma experiência incrível de varejo online por mais complexa que sua operação e catálogo possam parecer. Graças a escalabilidade das plataformas escolhidas a Bluefoot foi capaz de entregar um projeto complexo em pouquíssimo tempo para o mercado norte-americano.

 

A marca registrada da Bluefoot é com certeza o atendimento ao cliente. Do seus funcionários aos seus diretores você encontra, na verdade, sente a mesma attitude, filosofia e postura. Atitude essa que gira em torno de entender qual a necessidade do cliente, o que ele está buscando e o que a Bluefoot pode fazer para atender essa necessidade. Durante todo o planejamento e execução do projeto não vimos a Bluefoot medir esforços para chegar no resultado esperado. Esse foi o grande diferencial para nós. Não fomos nós quem nos encaixamos no sistema da Bluefoot. Foi o sistema da Bluefoot que se adaptou a nós.

Kelly Dall Antonia, Walls By Me Owner

Você acredita que podemos ajudar sua empresa?