VTEX e Morena Rosa

Contexto da Empresa

Com mais de duas décadas de história, o Grupo Morena Rosa é um dos maiores grupos de moda do Brasil e atua no segmento com espírito criativo e inovador.

São aproximadamente 1.300 colaboradores diretos e um dos maiores parques industriais de confecção do país, com unidades fabris e escritórios nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A produção do Grupo Morena Rosa é de aproximadamente dois milhões de peças/ano, que são comercializadas em mais de 6.000 multimarcas brasileiras, lojas próprias, franquias Clube Morena Rosa e em mais de 10 países.

 

O propósito

O comércio de produtos de beleza, moda e acessórios tem se expandido muito nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa, a área de moda cresceu mais de 45% em 2017.

Visando a crescente tendência do setor, a Morena Rosa buscava se adequar ao mercado atual e ao novo perfil de consumidor com uma plataforma nova que ofereça melhor usabilidade ao cliente e seja intuitiva, além de trazer um conceito clean, minimalista e sofisticado, características próprias da marca.

O projeto Morena Rosa foi desenvolvido visando fornecer uma boa experiência ao usuário. Através de densas pesquisas e benchmark em grifes de moda de referência internacional, chegou-se em um conceito clássico e elegante que representa o propósito da marca, trazer a essência da mulher brasileira em todas as coleções.

 

Elementos que tornam o projeto especial

  • Zoom: um dos principais destaques da loja online da Morena Rosa é proporcionar uma experiência única ao consumidor, por esse motivo, o produto em si é o grande destaque da plataforma. Através do mega zoom inserido, o cliente pode ver com precisão de detalhes o produto em questão, levando mais confiança na hora de fechar o negócio. De acordo com um artigo publicado site E-commerce Brasil, fotografias de qualidade dos produtos é um dos fatores que mais atraem consumidores para uma loja online.
  • Filtros: os filtros aplicados na Morena Rosa possibilitam a busca convencional através de categorias de produtos e tamanhos, mas também a partir da cor do produto e diferentes estampas, fazendo com que a navegação seja agradável, fluída e, principalmente, que o cliente encontre o que procura com mais rapidez, melhorando a navegação. De acordo com uma palestra promovida pelo E-commerce Brasil, Mari Corella do Al Tayer Group, destacou que o tempo médio de navegação em e-commerces de moda é 2,5 vezes superior ao tempo médio geral.
  • Mobile First: de acordo com o IBGE, o uso de dispositivos móveis superou o uso do computador de mesa no Brasil. Em relação às compras online, o mobile foi responsável por 32% das transações apenas no primeiro semestre de 2018. Por esse crescimento do mercado, desenvolver uma plataforma responsiva era primordial para a Morena Rosa oferecer uma experiência multicanal aos clientes.
  • VTEX Smartcheckout: o abandono de carrinho é uma das maiores preocupações das lojas. A inteligência do VTEX Smartcheckout oferece segurança e rapidez na finalização da compra, aumentando o número de conversões e oferecendo um fluxo de navegação agradável. Nele o cliente utiliza apenas um e-mail e a forma de pagamento escolhida para adquirir seus produtos.
  • VTEX OMS: foi desenvolvida uma integração entre o ERP e a VTEX promovendo a unificação das lojas. Com ela, o cliente tem um acesso personalizado e pode acompanhar o processo de venda e faturamento das lojas do grupo em um único lugar, contribuindo para que o setor operacional da marca atue de maneira inteligente e otimizada.

Identidade visual 

Agregar valor para a marca e dar o foco central para o produto foram as duas estratégias seguidas para personalizar a proposta de identidade visual da loja Morena Rosa.

Clean e Sofisticado

Utilizando conceitos minimalistas, clean e com o toque de elegância exigido pelo público da marca, a navegação fluída e intuitiva contribui para que o usuário conheça o produto e todos detalhes da peça, trazendo relevância e credibilidade para a grife. Guiado nas plataformas de moda mais conceituadas do mundo, a Morena Rosa tem um projeto personalizado para atender as necessidades do cliente.

Vitrine de produtos

Um dos pontos fortes do projeto é a vitrine. Novidade no mercado de moda, o mostruário expõe o produto utilizando uma ampla foto sem informações sobrepostas. Apenas ao passar o mouse sobre o item, o usuário tem à sua disposição todas as informações pertinentes, por exemplo, tamanho disponível, valor de compra e parcelamento, e o botão comprar, que, com apenas um toque, adiciona o produto ao carrinho e leva o consumidor para o VTEX Smartcheckout, facilitando o processo de aquisição.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Accenture Strategy, 44% dos entrevistados, em 33 países, responderam que dão preferência a compra de produtos em empresas que ofereçam uma experiência personalizada.

SEO

Durante a migração, foi realizado um acompanhamento com a equipe de SEO – Search Engine Optimization, da Bluefoot, onde foram desenvolvidas várias estratégias para melhorar o posicionamento orgânico da marca nos buscadores. Alguns dos principais resultados:

  • No período de 18 semanas após migração, o site passou a ter 4x mais sessões por semana.
  • Após a migração o número de cliques subiu 17% e o número de impressões 87%.
  • Em relação às sessões e novos usuários, foi observado um crescimento de: 18% no número de usuários; 23% em novos usuários; 25% de sessões a mais.
  • A receita cresceu 21%, a taxa de conversão subiu 14%.
  • Ao comparar 4 meses após o período de migração para o sistema VTEX com o mesmo período do ano anterior, o site da Morena Rosa apresentou crescimento de 105% em sessões e aproximadamente 36% em receita apenas em fonte orgânica.

O número de transações também aumentou e obteve um crescimento de 150% se comparado ao mesmo período de 2017. Outro reflexo de migração bem sucedida de Morena Rosa é que nos meses de análise o site ganhou 129% de novos usuários e milhares de novos visitantes, devido às boas posições ranqueadas.

Resultados

A Morena Rosa está em um processo de constante transformação fortalecendo os canais de vendas e se  comunicando com o público de maneira personalizada através do omnichannel.

A nova loja trouxe um incremento de tráfego orgânico em 25% logo após a migração. Com todas as funcionalidades e a experiência proporcionada ao consumidor, houve um aumento de conversão em 28%.

Com as inúmeras ações e estratégias de marketing, a loja conquistou o aumento de vendas orgânicas em 112% ano sobre ano, característica que mostra a força da marca no mercado e a assertividade do trabalho desenvolvido com a Bluefoot e a VTEX.

Após a migração bem sucedida, o site passou por várias evoluções feitas com a equipe Bluefoot em pareceria com a VTEX, sendo replicado para as outras lojas do grupo, Lebôh, Maria Valentina e Zinco.

 

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