Tramontina Store

Contexto da Empresa

Com mais de 100 anos de atuação, a Tramontina é uma das marcas mais adoradas pelo público. Com presença em mais de 120 países, a marca tem o compromisso ético e a busca incansável pela qualidade e bem-estar das pessoas, características que traduzem uma história que segue com vigor e paixão, movida pelos ideais humanos e pelo espírito inovador.

A Tramontina estreou no mercado do varejo em 2013 com as lojas exclusivas T Store espalhadas em grandes cidades e em 2018 lançou o e-commerce ampliando a presença no mercado e proporcionando a seus consumidores de todo o país um novo canal de relacionamento e compras.

Atualmente a marca conta com mais de 18 mil produtos em sua coleção e 3 mil deles estão presentes na loja online.

 

O propósito

Para ampliar o alcance da marca e abranger todos os estados brasileiros, a Tramontina aposta em uma das tendências mundiais de varejo, o Direct to Consumer, estratégia que consiste no fabricante vender seus produtos diretamente para os clientes finais, encurtando a cadeia do processo de venda. De acordo com a Forbes, em 2017, as vendas DTC aumentaram 34% e representaram 13% de todas as vendas de comércio eletrônico.

Atuar com o modelo DTC permite que a marca fique mais perto do consumidor, tendo a oportunidade de conhecer o público, entender suas preferências e entregar com mais assertividade o que ele busca em cada momento da jornada de compras.

A Tramontina utiliza o omnichannel para integrar canais físicos e online possibilitando um salto evolutivo da marca que une tradição e espírito inovador para seguir liderando mercados mundo afora.

 

O desafio

Integração do ERP

O ponto alto no desenvolvimento da Tramontina Store foi a integração completa dos fluxos entre o sistema ERP com a VTEX, eliminando retrabalhos e ganhando produtividade.

Com mais de 60 dias de trabalho e a padronização das informações, foram usadas as interfaces de integração mais atuais e robustas, permitindo o controle de estoque efetivo prevendo pedidos realizados, baixas de produtos, alterações de preço, entre outras funcionalidades, diretamente do ERP. A primeira versão integrou todo o catálogo da Tramontina ao sistema e agora os itens são atualizados em tempo real a cada modificação feita pelo cliente.

 

Os destaques

Experiências relevantes com a RichRelevance

A RichRelevance é líder global em personalização omnichannel e é usada por mais de 200 empresas multinacionais para oferecer aos seus clientes as experiências mais inovadoras e relevantes. Com a proposta de integração profunda entre a VTEX e a tecnologia RichRelevance desenvolvida com exclusividade pela BLUEFOOT, o sistema de busca e as principais vitrines da T-Store utilizam algoritmos de personalização, inteligência artificial (IA) e machine learning para oferecer resultados mais relevantes para cada usuário da loja.

A Forrester, corporação norte-americana de pesquisa de mercado, realizou um estudo inspirado nos clientes da RichRelevance, e concluiu que marcas que proporcionam experiência personalizada aumentam em pelo menos 15% as chances do cliente chegar até a etapa “carrinho” em uma loja, aumentam a receita em 10%, possibilitam 20% de melhora no ticket médio e contribuem para que a taxa de conversão se mantenha acima de 89%.

A RichRelevance é detentora da mais avançada tecnologia de recomendações e personalização da atualidade e líder mundial no segmento. A integração da {RR} com o e-commerce da Tramontina na VTEX é certamente um dos grandes destaques do projeto. A Bluefoot é parceira exclusiva de integração RichRelevance no Brasil

Jamir Machado, CTO da BLUEFOOT

Controle de qualidade com a One Day Testing

A Tramontina Store passou por uma rigorosa ferramenta de controle de qualidade que analisou e validou o projeto em quatro vertentes: funcionalidade, navegação, analytics e interação com o usuário. O teste visou explorar cada interação do sistema, auditar códigos e similar invasões e falhas, avaliar a plataforma com alto volume de tráfego, testar a experiência que ela promove ao usuário, entre outras avaliações. Tais recursos garantem que a plataforma seja segura, forneça usabilidade e seja agradável ao usuário.

Segundo um estudo realizado pela Wirehive, empresa inglesa de hospedagem, 68% das pessoas teriam uma impressão negativa de uma marca se um site estivesse fora do ar quando eles tentassem acessá-lo. Já em relação à segurança, 69% dos consumidores fariam um boicote a uma empresa que não se mostra empenhada em cuidar da segurança digital, apontou uma pesquisa da YouGov, empresa líder internacional de pesquisa de mercado baseada na internet.

 

Elementos que tornam o projeto especial

  • UPtime VTEX: a estabilidade é um dos elementos-chave oferecidos pela VTEX que atende a necessidade da Tramontina. Por ser uma plataforma segura e confiável, proporciona ao cliente taxa uptime acima de 90%, garantindo que a loja não caia.
  • VTEX SmartCheckout: com o VTEX SmartCheckout, o cliente Tramontina realiza a compra de maneira 50% mais rápida através com um processo seguro, simples e otimizado com um fluxo ágil e solicitando apenas somente dados essenciais para a finalização da compra.
  • Módulo Logística: a flexibilidade do API de Logística da VTEX é um dos destaques do projeto, pois, possibilita a configuração pertinente a expedição dos produtos atendendo todas as diferentes necessidades de cada segmento.
  • Uso de SVG: para proporcionar uma experiência relevante ao consumidor, o uso de SVG foi essencial na loja. Ele é responsável por proporcionar leveza às fotos, deixando-as leves e sem pesar, fazendo com que o carregamento seja otimizado.
  • Wishlist: customer experience é fundamental para reter mais clientes e como parte da estratégia para gerar proximidade com o consumidor, o wishlist atende de maneira assertiva. Utilizando master data da VTEX, os produtos que o cliente gosta são salvos proporcionando engajamento entre a marca e o público.
  • Mobile first: 93% dos usuários de dispositivos móveis –— smartphones e tablets — utilizam o mobile commerce para buscar produtos e serviços e adquiri-los. Pensar mobile first foi essencial para atuar seguindo o novo comportamento do consumidor. A expectativa é que até 2020, 6,6 bilhões de pessoas possuam smartphone.
  • Carregamento instantâneo: o tempo de carregamento é determinante para o sucesso de uma loja online. Com o elemento, as mídias são carregadas apenas uma vez e armazenadas no navegador, fazendo com que o site se torne mais rápido e a experiência mais relevante.
  • Minicart: o minicart VTEX possibilita a administração de dados de produto de maneira eficaz, além de poder inserir dados diversos de produto, criar carrossel de imagens, entre outras funcionalidades.

 

Identidade visual

Uma densa pesquisa para entender o cliente foi realizada para nortear as equipes a desenvolverem peças que impactem o usuário. A proposta era desenvolver uma interface amigável, onde os usuários consigam sentir a essência da loja ON e da loja OFF. Ao criar um ecossistema de lojas e de frentes que a Tramontina faz, a ideia é proporcionar ao cliente o sentimento de confiança e conforto para que ele compre seus produtos favoritos.

Para isso, foram pensadas em heurísticas para nortear a criação da comunicação de forma assertiva.

Memorização do usuário

Uma delas foi focada na memorização para o usuário, criando uma unidade do layout para que a navegação seja mais fácil de entendimento e agradável.

Usabilidade

A usabilidade também é um dos pilares pensados para ser transparente, informando cada passo em que o usuário está e principalmente transmitir confiança à ele durante o processo de compra. Elegância é uma das palavras-chave deste projeto.

 

Desenho do projeto

Um dos pontos chaves para o sucesso da loja foi aliar o objetivo de negócio agressivo com a identidade visual e o manual de marca, que é conceitual. Basear a estratégia em micro-momentos, estabelecendo a memória afetiva dos produtos e mantendo proximidade com os clientes, era essencial para efetivar o sucesso da loja. A atuação visando minúsculos momentos de intenção de tomada de decisão e formação de preferências durante a jornada do consumidor atinge diretamente o novo consumidor que tem decisões imediatas e quer soluções ágeis.

De acordo com o Google, 53% dos visitantes abandonam sites mobile que levam mais de três segundos para carregar. Outra conclusão do estudo é que para cada segundo de demora no carregamento, a taxa de conversão cai 12%.

 

Resultados

A Tramontina está em um processo de constante transformação através do DTC  fortalecendo seus canais de vendas e comunicação com o público de maneira omnichannel. O lançamento da Tramontina Store ancorado em agressivas estratégias de marketing resultaram em um crescimento médio de 70% no tráfego orgânico de agosto de 2018 a janeiro de 2019.

Com 3 páginas por visita e um tempo médio de 2 minutos de navegação, os dados indicam uma usabilidade fluída para o usuário e direcionada à geração de vendas. Em relação ao tráfego através de dispositivos móveis, 63% do público da Tramontina Store conecta-se por meio de tablets e smartphones.

Com a experiência do novo canal de vendas, a Tramontina teve um aumento de 15% na conversão desde o lançamento até janeiro de 2019.

Outro dado relevante para a marca é a ampliação de novas áreas de atuação, atingindo regiões ainda não exploradas pela T Store, como: Minas Gerais, Ceará, Pernambuco e Goiás.

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