Philco

Como a parceria entre Bluefoot, VTEX e Philco superou o desafio de subir 4 lojas em um deadline de 90 dias.

Com mais de 180 anos de história, a Philco (ou Philadelphia Storage Battery Company) é uma das maiores marcas do segmento no Brasil e no mundo. Com um portfólio de produtos que percorrem desde as modernas Smart TV’s até aparelhos de Microondas, a empresa também possuí um enorme número de colaboradores distribuídos em suas sedes nas cidades de Joinville, Curitiba a Manaus.

 

Philco Club, um novo passo na comunicação e interação dessa grande marca com seus colaboradores.

O Philco Club é um projeto completo de B2E (Business to Employee), onde a indústria oferece um canal direto de venda dos seus produtos para seus colaboradores com diversas vantagens e preços promocionais diferenciados.

O completo modelo do projeto foi concebido em um tempo recorde com tempo de go live de menos de 100 dias. Isso só foi possível pela praticidade e versatilidade da plataforma de ecommerce escolhida, a VTEX, em conjunto com as aplicações de front-end de última geração desenvolvidas pelo time de tecnologia da BlueFoot.

Principais desafios

Um dos grandes desafios desse projeto, com toda certeza se deve ao complexo fluxo de pagamento, onde seria possível fechar pedidos com os métodos convencionais disponíveis em um ecommerce como cartão de crédito e boleto, mas a Philco também gostaria de oferecer um método de pagamento exclusivo para seus colaboradores, com pagamento via desconto em folha parcelado, algo até então inédito para nosso time de arquitetura e tecnologia, e até para nosso parceiro a VTEX.

A solução que encontramos foi utilizar o CreditControl, uma feature nova da VTEX que até então estava em estado beta de desenvolvimento e não disponível ao público ainda. A parceria com o time de Partner da VTEX foi fundamental para chegarmos a solução final para o cliente, com o novo meio de pagamento integrado ao ERP da TOTVS. Foi um trabalho feito à três mãos: Time de IT da Philco, Bluefoot e VTEX.

 

Fluxo básico do Credit Control VTEX

Fluxo básico do Credit Control VTEX

 

Sistema de autenticação e clusterização

Tela de identificação do usuário

O primeiro passo do clube é identificar qual o tipo de usuário está acessando o site, ao total são 4 clusters, cada um com sua política de preços e promoções específicas. Isso foi possível graças ao módulo de Princing da VTEX em conjunto com nossa aplicação desenvolvida em ReactJS com ajuda do VTable. O funcionamento para o usuário é 100% transparente e muito simples, basta digitar seu e-mail no formulário que o sistema reconhece à qual cluster ele faz parte e direciona o usuário para sua política de preços e promoções.

Sistema de indicação e clube de vantagens

No Philco Club, cada colaborador tem seu próprio código de indicação, divulgando esse código para seus amigos, conhecidos e familiares, cada compra feita pela sua indicação acumulam créditos para o colaborador, esses créditos são convertidos em moeda e podem ser utilizados para fazer compras na loja.

 

Dashboard exibe os pedidos feitos pelos indicados e exibem o quanto de bônus o colaborador tem para receber

 

Além de todas essas funcionalidades totalmente exclusivas, o projeto contou com diversas novas aplicações que utilizam as API’s (Application Program Interface) da VTEX como prateleiras de produtos, sistema de busca as you type, carrinho de compras entre outras. Todas utilizando as últimas tecnologias disponíveis no mercado, e que foram adotadas pela VTEX como padrão para a nova plataforma VTEX IO.

Isso possibilitou entregarmos uma loja com alta escalabilidade e com índice orgânico com pontuação de 100% no Google Lighthouse.

Este projeto apresentou muitos desafios da parte técnica, por conter diversos clusters de clientes cada um com sua política comercial e regras diferentes de promoções, possibilidade de login com VTEXID, login pré-aprovado apenas digitando um email válido, e aprovação instantânea com utilização de um código de indicação. Houve também a necessidade de criar middlewares por backend PHP para poder acessar dados de API’s privadas sem comprometer a segurança do site, e assim possibilitando criar páginas com listagem de pedidos pagos com Credit Control, e listagem de pedidos que geraram créditos a partir das compras feitas usando o código de indicação.

Daniel Carvalho, Lead Application Engineer na Bluefoot

 

 

Você acredita que podemos ajudar sua empresa?