Ferramentas Gerais

Uma migração de plataforma com desafios e prazos ousados.

Fundada em 1957, a FG é o líder nacional em suprimentos destinados à manutenção, reparo e operação. São mais de 90 mil m² entre lojas e depósitos com cerca de mil colaboradores.

“Com o lançamento da nossa nova loja virtual implementada com a tecnologia da VTEX, em conjunto com a gestão integrada de performance realizada pela Bluefoot, acreditamos que temos todos os recursos necessários para superar as nossas metas de 2017.”

Leonardo Foresti, Gerente de e-Commerce da Ferramentas Gerais

Os desafios

Um dos grandes desafios do projeto era sua alta complexidade de migração de uma plataforma com arquitetura On-premises, com um cenário de 130k SKUs com características de armazenagem e transportes específicos, 6 centros de distribuição com estoques compartilhados e dezenas de transportadoras.

Outro grande ponto de atenção era com relação a migração considerando o tráfego orgânico, uma vez que a plataforma antiga da FG gerava URLs complexas demais em um número altíssimo, por volta de 40k URLs indexadas.

As soluções integradas da Bluefoot

O Módulo Logistics da VTEX foi o responsável pela solução da complexidade da grande quantidade de SKUs distribuídos em diversos CDs.

Para a migração, a integração entre o ERP Oracle foi realizada pelo time de IT da FG com suporte da VTEX e Bluefoot.

A migração de URLs, devido ao alto número de URLs indexadas foi solucionada com um cloud server da AWS que tratava todas as regras de redirect de forma automatizada.

Todo o redesign da loja foi construído com a premissa mobile first.

Utilizando pesquisa de dados comportamentais dos próprios usuários da FG. O projeto também recebeu componentes de navegação de produtos feitos sob medida para o site utilizando a biblioteca de javascript React, que acabou se tornando a biblioteca padrão para a plataforma VTEX com o lançamento do VTEX IO.

Os componentes utilizam as API’s disponibilizadas pela VTEX e as chamadas são armazenadas no cache do navegador do usuário, o que possibilita uma economia de dados e uma performance ainda maior na velocidade de carregamento dos produtos.

 

Resultados

Os primeiros resultados pós migração já foram surpreendentes, mostrando o sucesso do projeto.

  • +42% na taxa de conversão geral;
  • +67% na taxa de conversão dos canais orgânicos;
  • +44% na taxa de conversão dos canais pagos;
  • +30% na taxa de conversão desktop;
  • +28% na taxa de conversão mobile;
  • 42% na taxa de conversão de novos usuários;
  • 16% na taxa de conversão de usuários recorrentes;
  • 20% no tráfego orgânico
  • 29% na taxa de aprovação de pedidos

 

Com esse case de sucesso, a Bluefoot foi premiada no último evento da VTEX, o VPS como o case com a melhor e mais performática migração de plataforma do ano de 2017 entre todo o ecossistema.

 

A Bluefoot é uma agência de digital business que tem como objetivo entregar resultados de negócios para nossos clientes. No projeto com a FG, procuramos entregar a melhor usabilidade e arquitetura do projeto para gerar excelentes resultados para o nosso cliente.

Emilio, COO da Bluefoot

Você acredita que podemos ajudar sua empresa?