a

VAMOS FALAR SOBRE SEU NEGÓCIO?
LIGUE OU VENHA NOS VISITAR
41 3024-8086
Av. Agostinho Leão Junior, 200 Alto da Glória - Curitiba/PR
O QUE VOCÊ PRECISA?
Preencha o formulário abaixo e faça um orçamento

Algum dado foi preenchido incorretamente e requer sua atenção.

Dados enviados com sucesso!

Obrigado.

ok
Falar de processos é difícil
31 janeiro 2018
Falar de processos é difícil

No Brasil, na maioria das empresas o front-end é terra de ninguém.

Versionamento? Temos sim, site_2016_v33.zip

Do final de 2015 pra cá, a Bluefoot se transformou de diversas maneiras. Trocamos de sede, estruturações internas enormes foram feitas, e uma das coisas mais evidentes foi o nosso foco em tecnologia.

 

Em 2016 após fecharmos uma parceria para implantar plataformas de e-commerce da Vtex, encontramos pelo caminho diversas dificuldades, entre problemas com cache da plataforma, até na utilização dos componentes disponibilidados. Foi aí que entrou em ação o BlueTex, nome carinhoso que demos para nossa build de front-end.

 

Metologia ágil, scrum, xp, gohorse?

shutterstock_654072133

Nossa metodologia ágil é uma mistura de Scrum com XP mas vamos além. Utilizamos o Jira para organizar os projetos, a integração dele com o Bitbucket facilita horrores. Cada commit no repositório do projeto faz referencia diretamente para sua tarefa do Jira, com descrição do que foi feito e apontamento de esforço. Aqui na Blue medimos tudo que conseguimos e temos dados para praticamente qualquer coisa que a gente faça.

 

Versão de código

Utilizamos branch feature, isso quer dizer que funcionalidades novas são desenvolvidas separadas do código estável, o merge com a Master ocorre via Pull Request onde no mínimo duas pessoas da equipe precisam aprovar para o merge acontecer.

 

Stack de desenvolvimento

Nossa build de front-end, carinhosamente apelidada de Bluetex roda Gulp e NPM.

SASS — sintaxe scss

ES6, React, Babel e Webpack para Javascript

Pugjs para HTML dos templates

Browersync para live updating

A Bluetex é essencialmente nosso ponto de partida para todos os projetos. Nela temos nossas libs de CSS e as aplicações em React comuns dos projetos.

 

Equipe

A equipe é dividida em dois canais, parte focada na parte de layout e ux e parte dela são desenvolvedores especialistas em javascript, que são os responsáveis pelas aplicações e manutenção da build.

shutterstock_407008072

Desafios

Prazos e excesso de projetos, trabalhar com serviços significa ter diversos projetos rodando na casa ao mesmo tempo, nem sempre com o prazo ideal para entrega. O conjunto de processo, build e divisão da equipe foram essenciais para lidar com esses desafios.

 

Gargalos, a divisão da equipe ajudou a equilibrar as coisas e a diminuir os gargalos que eram constantes, um desenvolvedor com mais afinidade em lógica e um pézinho no backend acaba sendo muito mais produtivo cuidando e criando novas aplicações javascript e lidando com APIs, enquanto o desenvolvedor com uma pegada mais voltada pra ux, é mais criterioso na entrega um layout mais fiel ao desenho do designer, o que acaba reduzindo drásticamente o tempo utilizado em QA e ainda acaba colaborando bastante com a equipe de criação.

 

Kaizen 改善

Do japonês, “melhoria” ou “mudança para melhor”, refere-se a filosofia ou práticas que incidem sobre a melhoria contínua. Ainda temos diversos pontos falhos no processo e muita coisa para melhorar.

Um dos principais pontos para melhorar hoje com certeza são os Testes.

Testar front-end é difícil e trabalhoso. Ser desenvolvedor front-end é lidar com uma gama imensa de dispositivos diferentes, navegadores diferentes, com telas de tamanhos diferentes em situações de uso diferentes. Lógico que o cenário já foi pior (certo, Internet Explorer 6?).

Hoje testamos dispositivos iOS com o Simulator do próprio Xcode no Mac OS, máquinas virtuais para Windows e ainda fazemos testes em devices reais, sejam smartphones Android, iOS ou outros. Estamos implantando ainda testes automatizados no Bluetex com o BackstopJS para agilizar o processo e estamos em processo de transformar toda a nossa base do BlueTex em um grande design system.

 

One more thing

Se tem uma coisa que é importantíssima para o processo como um todo funcionar, essa coisa é entrosamento da equipe. Pessoas tem pontos de vista diferentes, e manter um ponto de equilíbrio respeitando cada indivíduo é essencial para tudo funcionar.

A equipe nem sempre vai concordar com tudo 100% do tempo, mas felizmente temos a sorte e o prazer de trabalhar com uma equipe muito parceira e disposta em ajudar e em melhorar.

 

INBBLU-6_CTA

 

Texto por: Jamir Machado, CTO na Bluefoot.

Voltar
O QUE VOCÊ PRECISA?
FALE UM POUCO SOBRE SEU PROJETO E NÓS ENTRAREMOS EM CONTATO





Algum dado foi preenchido incorretamente e requer sua atenção.

Dados enviados com sucesso!

Obrigado.

ok
VAMOS FALAR SOBRE SEU NEGÓCIO?
ligue agora
41 3024-8086
Mapa
Av. Agostinho Leão Junior, 200 Alto da Glória - Curitiba/PR

Acesse nossas redes

Twitter Facebook Instagram Google Mais Linkedin

+55 41
3024-8086