a

VAMOS FALAR SOBRE SEU NEGÓCIO?
LIGUE OU VENHA NOS VISITAR
41 3024-8086
Av. Agostinho Leão Junior, 200 Alto da Glória - Curitiba/PR
O QUE VOCÊ PRECISA?
Preencha o formulário abaixo e faça um orçamento

Algum dado foi preenchido incorretamente e requer sua atenção.

Dados enviados com sucesso!

Obrigado.

ok
Como se preparar para a Black Friday?
09 outubro 2017
Como se preparar para a Black Friday?

Descubra como preparar o seu e-commerce para o dia com os maiores descontos do ano

 

Com um pouco mais de 1 mês para a Black Friday acontecer, resolvemos separar algumas dicas para que o seu e-commerce seja um sucesso durante esta época. O dia da Black Friday é esperado com grande ansiedade, tanto pelos consumidores, quanto pelos comerciantes. Algumas empresas, concentram em apenas 24 horas mais de 4% do faturamento de todo o ano, tendo um movimento 16 vezes maior do que um dia comum.

 

Cuidados Antes da Black Friday

shutterstock_587575862

Para se ter sucesso durante o dia com os maiores descontos, é preciso cuidar de todas as áreas que compõem o e-commerce. Operação, marketing e tecnologia são pilares que precisam ter os cuidados redobrados antes da Black Friday acontecer. Então, vamos dar algumas dicas para você aplicar em seu negócio e aumentar as vendas durante este dia.

 

  1. Marketing
  • Defina quais produtos vai colocar em promoção e a margem de desconto que vai ser trabalhada. Você pode escolher aqueles que apresentam uma boa saída, potencializando o volume de vendas. E também apostar naqueles que estão parados há muito tempo no depósito como custo extra e gerar capital de giro. Separe no estoque o número que você vai disponibilizar para a data.
  • Defina ações táticas de comunicação e marketing, divulgando a campanha em mídias de performance. Se lembre que esse investimento precisa ser aplicado antes, durante e após a Black Friday. Uma boa ideia é mudar todo o enxoval (layout do site e mídias sociais) para a campanha, além de criar uma landing page para divulgar melhor as regras e produtos para a data.
  • Trabalhar com divulgação de anúncio por meio do Google Adwords e links patrocinados nas redes sociais digitais. Desta forma, você consegue definir a atrair o público pretendido para a campanha, gerando um maior engajamento com o seu e-commerce. Também é importante verificar a qualidade das listas prontas do seu e-mail marketing, ou seja, analisar quantos endereços de e-mail continuam ativados e quais normalmente abrem a sua mensagem. Na mensagem do e-mail e nos anúncios digitais, você pode atrair os consumidores para o seu site no dia do Black Friday oferecendo cupons exclusivos, assim como promoções em sites comparadores de preço.

 

  1. Operação
  • Faça uma negociação especial com o seu fornecedor para a data. Você pode apostar em verba cooperada e landing pages para aumentar a representação deles e gerar maiores descontos em compras futuras.
  • Analisar os custos para garantir que há capital de giro necessário para a projeção de vendas realizada. Com isto você consegue provisionar o fluxo de caixa nos meses subsequentes e se houver necessidade fazer empréstimos com antecedência e melhores taxas.
  • Como falamos, durante este dia o movimento aumenta, em torno, de 16 vezes. Por isso, é necessário se prevenir e preparar para o atendimento da campanha, com cobertura suficiente da equipe. Se houver necessidade, contrate temporários para o dia. Também é importante capacitar o time para o processo da Black Friday.

 

  1. Tecnologia
  • O e-commerce precisa funcionar corretamente para tudo sair perfeito no grande dia, não é mesmo? Antes da Black Friday acontecer, peça para o setor de TI analisar o tempo de atualização de CDNs e caches de sistema da plataforma para a data. Verifique os problemas encontrados em outras edições da campanha. Também é necessário planejar o sistema para a troca de layout, preços, exposição de produtos e muito mais.

 

Cuidados durante a Black Friday

shutterstock_252720625

Não é só antes da Black Friday que as áreas do e-commerce precisam estar bem alinhadas. Confira algumas dicas para o sucesso na data:

 

  1. Marketing
  • Verificar durante o dia o uso do investimento proposto. Uma dica é analisar os horários de picos de venda das edições anteriores. Assim, você consegue planejar a melhor hora para divulgar os anúncios, garantindo uma maior cobertura de visualizações e potencializar os resultados de venda para o dia.
  • Atualizar os anúncios e o site conforme o estoque acaba. Se o seu e-commerce tiver abertura com os fornecedores, pode liberar os produtos com lead time para não perder vendas por ruptura de estoque.
  • Gerenciar o cronograma de troca de campanhas em todas as plataformas digitais. Assim que a Black Friday começar, troque todo o enxoval em seu site e mídias. Quando a promoção acabar, retorne rapidamente à versão anterior. Desta forma, os seus consumidores conseguem visualizar qual é o período de desconto.
  • Analisar a entrega do e-mail marketing por meio da ferramenta. Caso a ferramenta tenha problemas no disparo, é importante ter um plano B como outra ferramenta, uma conta adicional ou um conteúdo diferente.

 

  1. Operação
  • Lembra que antes da Black Friday acontecer, sugerimos que você analise se a sua equipe conseguia atender a demanda da campanha? Durante o dia é essencial conferir se o SLA (Service Level Agreement) está dentro do limite estabelecido.
  • Registrar e analisar todos os pedidos que tenham sido cancelados por bloqueio de banco, cartão inválido e afins. Estas informações são necessárias para a atuação pós-venda.
  • Cuidado com o prazo de entrega. Faça uma análise do SLA de picking, packing & posting se houver same day delivery.

 

Cuidados após a Black Friday

shutterstock_289585190

A campanha pode ter acabado, mas ainda existem algumas análises e atitudes necessárias para o pós-venda. Confira:

 

  1. Operação:
  • Levantamento de todos os problemas encontrados com pedidos e atuação de pós-venda. Esta análise deve ser feita na primeira semana após a data com a solução da situação.
  • Faça um levantamento com os pedidos que representaram o maior faturamento da campanha. Com estes dados, entre em contato com os consumidores e peça um feedback sobre a experiência de compra. Estas informações podem ser preciosas para melhorar o sistema e marketing na próxima Black Friday.
  • Caso tenha ativado o lead time no seu e-commerce, negocie com o fornecedor uma compra especial exclusiva para os pedidos feitos durante a campanha.
  • Analise o ROI (Retorno Sobre o Investimento) para programar a próxima edição com o máximo de excelência.

 

  1. Marketing
  • Reduza, gradativamente, a cobertura dos anúncios no Google Adwords e demais mídias de performance.
  • Faça uma análise da margem projetada x realizada para programar melhor a próxima campanha.
  • Crie uma ação de conteúdo de experiência em que você convide os seus clientes da Black Friday a comentar como foi o processo de comprar e a qualidade dos produtos.
  • Revisão das titles e descriptions que foram criadas para a Black Friday.
  • Atualizar regularmente a landing page da campanha com conteúdo original e interessante, sempre alertando e convidando os clientes para aproveitar a próxima edição.

 

Gostou das nossas dicas sobre como se preparar para a Black Friday? Confira, em nosso blog, outras indicações interessantes para tornar o seu e-commerce relevante durante a maior campanha de promoções do ano.

 

Tags: , , , , , , , , , , ,
Voltar
O QUE VOCÊ PRECISA?
FALE UM POUCO SOBRE SEU PROJETO E NÓS ENTRAREMOS EM CONTATO





Algum dado foi preenchido incorretamente e requer sua atenção.

Dados enviados com sucesso!

Obrigado.

ok
VAMOS FALAR SOBRE SEU NEGÓCIO?
ligue agora
41 3024-8086
Mapa
Av. Agostinho Leão Junior, 200 Alto da Glória - Curitiba/PR

Acesse nossas redes

Twitter Facebook Instagram Google Mais Linkedin

+55 41
3024-8086