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Como calcular a sazonalidade no e-commerce
19 março 2018
Como calcular a sazonalidade no e-commerce

Conheça tudo o que você precisa saber sobre a sazonalidade em uma loja virtual.

 

 

Boa parte do varejo conta com as vendas sazonais para alavancar os seus lucros. Seja nas datas comemorativas ou alguma outra necessidade (como troca de estação e início do ano escolar), os empreendedores estão sempre tentando extrair o potencial máximo destas épocas. Confira agora a importância da sazonalidade de um e-commerce e como calculá-la.

 

O que é sazonalidade?

sazonalidade no e-commerce

Com o mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e até mesmo saturado, um bom planejamento e uma estratégia eficaz de comunicação e marketing podem fazer toda a diferença. Um dos fatores que devem ser levados em conta por todo empreendedor é a respeito do apelo sazonal e o seu impacto no faturamento da loja virtual. Mas afinal, o que seria a sazonalidade?

 

No ramo das vendas, o período sazonal é referente aos meses em que determinados produtos têm mais ou menos chances de serem comprados. Em outras palavras, a sazonalidade é qualquer variação no estoque que possa influenciar positivamente ou negativamente o seu negócio.

 

A sazonalidade de seus produtos

Como falamos acima, o período sazonal pode impactar de forma positiva ou negativa a empresa. Por exemplo, se o seu e-commerce trabalha com chocolates, isso significa que as vendas dos itens tendem a aumentar consideravelmente na Páscoa e datas comemorativas como Dia dos Namorados, Dia da Mulher e Dia das Mães. Agora, vamos supor que a sua loja virtual trabalhe com a venda de itens para a praia, como bóias, piscinas infláveis, sungas e biquínis. Neste caso, quando o  inverno chega a tendência é que o número de vendas caia.

 

Os exemplos listados acima são só alguns dos fatores que mostram a importância de entender a sazonalidade dos produtos que você vende. Fazer a análise da sazonalidade do seu segmento tem outras vantagens:

 

  • Identificar boas oportunidades para o seu negócio: calcular a sazonalidade do seu e-commerce ajuda você a entender os melhores períodos para alavancar as vendas e aumentar o lucro;
  • Fazer projeções de vendas: a partir dos estudos e dos relatórios dos anos anteriores, é possível traçar uma projeção de vendas e crescimento de acordo com o volume de buscas dos artigos durante a época sazonal. Isso significa que as ações são capazes de auxiliar para que produtos específicos tenham mais saída.
  • Anunciar produtos na época de interesse do usuário: não adianta querer vender fantasias de carnaval em agosto se a maior procura é no começo do ano e perto de datas como férias escolares e halloween. Além de perder dinheiro, sua empresa corre o risco de não vender os itens e ficar com estoque parado. Por isso, ao entender a sazonalidade ideal, você anuncia os itens na época certa e tem mais garantia de sucesso.
  • Identificar quais são os melhores itens para anunciar e colocar em promoção: dentro de algumas categorias, podemos encontrar subcategorias com melhor desempenho. E devemos também trabalhar com cada uma delas. Por exemplo: se você tem uma loja que vende “fantasias de carnaval”, além de pesquisar o volume de buscas e sazonalidade dessa palavra-chave, você pode identificar, por exemplo, que “fantasia de pirata para crianças” tem um grande potencial de vendas e fazer promoções especiais para que este item te traga lucro em relação a quantidade de venda.

 

Como identificar e calcular a sazonalidade do e-commerce?

sazonalidade no e-commerce

Para entender melhor como funciona a sazonalidade na loja virtual é fundamental estudar o volume de buscas de seus produtos. Desta forma, é possível saber qual o período que mais usuários procuram os itens e quais são os mais buscados.

 

Uma forma de fazer esta análise é por meio dos dados recolhidos nos anos anteriores. O histórico de faturamento e movimentação do estoque é o primeiro passo para entender quais são as épocas sazonais do negócio.

 

Outra maneira eficaz de fazer este cálculo é por meio de ferramentas especializadas. Com elas, é possível determinar os picos de procura dos artigos, locais em que os termos são mais pesquisados e até mesmo outras palavras-chave relacionadas a essas buscas. Entre as principais ferramentas, temos:

 

  1. Google Trends

Esta ferramenta gratuita é disponibilizada pelo Google e permite que qualquer usuário acompanhe a evolução no número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico ao longo do tempo. É possível refinar a procura por alguns critérios, como país, categoria e tipo de busca (imagens, notícias, compras, YouTube ou pesquisa clássica do Google). Com a possibilidade de segmentar por regiões, por exemplo, você pode criar anúncios personalizados para as buscas mais relevantes de cada local.

 

 

  1. Keyword Planner

Outra ferramenta disponível pelo Google é o Keyword Planner. Nela, é possível prever o comportamento das palavras-chave, descobrir a quantidade de concorrência e refinar a busca com alguns critérios, como localização e tipo de produto.  A ferramenta pode ser usada em todos os todos produtos do seu site, assim você identifica os itens que tem mais saída e pode criar ações pontuais para aumentar as vendas. Além disso, ela também pode te dizer quando é o melhor momento para ofertas itens que estão com baixa procura.

 

  1. SemRush

Diferente das outras duas ferramentas apresentadas, o SemRush não é gratuito e exige um investimento do e-commerce. Porém, esta opção é mais completa do que as mencionadas anteriormente. Além de fazer uma análise minuciosa sobre o volume de pesquisa e tendência das palavras-chave, este método também estuda a concorrência da loja virtual, identificando o comportamento das lojas que competem com você.

 

Como essas ferramentas calculam a sazonalidade de um e-commerce?

sazonalidade no e-commerce

Com as ferramentas apresentadas é possível compreender qual o período em que os usuários mais procuram pelo tipo de produto que a loja virtual vende.

 

Por exemplo, a empresa trabalha com itens de papelaria e percebe a partir das ferramentas que a época em que os itens relacionados são mais pesquisados é entre os meses de dezembro-fevereiro e junho-julho. Neste caso, os meses com maior índice de procura são os melhores para se investir em campanhas específicas, aproveitar a sazonalidade e aumentar os lucros.

 

Importante ressaltar que os estudos realizados com as ferramentas acima devem ser feitos com diversas palavras-chave. Ainda utilizando o exemplo de uma e-commerce de papelaria, além de fazer uma análise de comportamento da palavra “papelaria”, também é interessante estudar o volume de buscas de outras palavras-chave, como: material escolar, cadernos, estojo, canetas, lápis, entre outros.

 

Para ter uma maior eficiência ao utilizar estes métodos, procure por profissionais que já tenham um conhecimento avançado das ferramentas.

 

Calcular a sazonalidade de um e-commerce pode até parecer uma tarefa complicada, mas com as ferramentas certas e um bom profissional para trabalhar com elas, a loja virtual consegue aproveitar melhor os aspectos positivos da época sazonal. Ficou com alguma dúvida em relação a este tema? Deixe um comentário para a gente. E não se esqueça de conferir o nosso blog para mais dicas.

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