a

VAMOS FALAR SOBRE SEU NEGÓCIO?
LIGUE OU VENHA NOS VISITAR
41 3024-8086
Av. Agostinho Leão Junior, 200 Alto da Glória - Curitiba/PR
O QUE VOCÊ PRECISA?
Preencha o formulário abaixo e faça um orçamento

Algum dado foi preenchido incorretamente e requer sua atenção.

Dados enviados com sucesso!

Obrigado.

ok
MVP para E-commerce: Criando uma loja simples e funcional
11 janeiro 2017
MVP para E-commerce: Criando uma loja simples e funcional

 

Quando decidimos criar uma loja online, passamos por um processo de brainstorm que tem como objetivo gerar insights e funcionalidades para o novo canal.

 

Naturalmente surgem muitas ideais que nos deixam empolgados e ansiosos para ver tudo funcionando e vendendo muito. Entretanto, quando encerramos o ciclo de geração de ideias e olhamos para o projeto como um todo, muitas vezes nos assustamos com a quantidade de etapas até a conclusão, geralmente nesse ponto entramos em uma jornada emocional que pode gerar frustrações ao ponto de abandonarmos o projeto.

 

O gráfico abaixo descreve bem esse comportamento:

emotional_jorney

 

  1. Essa é a melhor ideia de todas!
  2. Isso vai ser divertido!
  3. Isso é mais difícil do que eu pensei.
  4. Isso vai dar muito trabalho.
  5. Isso é um saco, não tenho a menor ideia do que estou fazendo.
  6. #%@}!!!!!!!
  7. Ok! Mas isso continua um saco.
  8. Vamos dizer que aprendemos alguma coisa.
  9. Hmm…
  10. Hey!
  11. Wow.
  12. Isso é uma das melhores coisas, estou orgulhoso!

 

O que é um MVP?

 

MVP (Minimun Viable Product ou Produto minimamente viável), como o nome já diz, é o formato mais simples e funcional do seu produto, podemos considerar como sendo uma versão alpha daquilo que você planejou. O principal objetivo de um MVP é validar a viabilidade do negócio e, dentro do possível, gerar receita para dar continuidade ao projeto.

 

Vamos usar como exemplo uma nova loja online focada na venda de calçados. O desejo da empresa é que essa loja seja direcionada para B2B e B2C e que tenha um canal de Marketplace para parceiros que queiram ter suas lojas internas.

 

Em um primeiro momento, o custo para que a loja seja desenvolvida com todos os recursos listados ultrapassa o budget disponível. No entanto, essa empresa possui um ótimo relacionamento com seus clientes B2B e o canal de vendas habitual está limitado, fazendo a empresa perder negócios. Sendo assim, por que não desenvolver a nova loja apenas com a funcionalidade B2B e depois, já com essa questão solucionada, desenvolver os outros módulos da loja

 

Empresas e seus MVP`s

 

Facebook

 

O Facebook de Mark Zuckerberg foi inicialmente desenvolvido para alunos da Universidade de Harvard. Nesse período ele pode identificar vários gargalos na rede social e melhorá-la, inclusive em seu conceito inicial.

 

Apple

 

O primeiro iPhone foi lançado sem muitas funções, como por exemplo a ausência da função copiar e colar e um limite na quantidade de apps que poderiam ser baixados. A empresa preferiu manter algumas de suas ideias guardadas e testar algumas hipóteses como “ Existe mercado para esse produto? ”

 

Como criar um MVP?

 

Antes de retirar qualquer funcionalidade da sua nova loja, identifique antes o que é fundamental para o seu negócio. Analise os fatores internos e externos, busque identificar se sua empresa está perdendo oportunidades de negócio e se existe alguma área ou processo gerando muitos custos.

 

Com isso definido, crie uma matriz de prioridades e use essas informações como base para idealizar o novo projeto. Se necessário, consulte uma empresa especializada para auxiliar nas tomadas de decisão.

 

Passo a Passo

 

 Em alguns passos é possível identificar o caminho para criação do MVP:

 

Qual o objetivo primário do E-commerce?

 

Nesta etapa é importante definir qual o objetivo principal do seu negócio, é fundamental considerar todas as variáveis e definir tendo em mente qual o core business da empresa, aquilo que é mais importante e rentável.

 

Exemplo de um objetivo primário em uma loja de calçados:

“Possibilitar que os clientes comprem e recebam calçados customizados.”

 

Qual o fluxo para que o objetivo primário seja concluído?

 

Com o objetivo primário definido, o próximo passo é entender o caminho percorrido para que o processo seja concluído, quais etapas ocorrerão de ponta a ponta, desde a chegada na loja até a conversão.

 

Exemplo:

Pensar menos em etapas particulares e mais sobre as etapas macro do processo:

fluxo_do_objetivo_primario

 

Liste quais as funcionalidades necessárias para cada estágio do fluxo até a conclusão do objetivo.

 

Para cada etapa do processo serão necessárias funcionalidades específicas, essas funcionalidades são facilitadoras para a escolha e detalhamento da compra. Nessa etapa liste todas que podem ajudar o cliente a concluir seu pedido.

 

Com a lista de funcionalidades criada, defina quais são as prioridades.

 

É importante definir o que é indispensável para a conclusão do pedido, quais informações e detalhes são obrigatórios. Faça perguntas como:

 

  • Quão importante essa funcionalidade é para concluir o processo?
  • Com que frequência essa funcionalidade será usada?
  • Qual o valor que essa funcionalidade vai trazer para o cliente?

 

Com isso, priorize as funções mais importantes, separe das outras que não são fundamentais para a conclusão do pedido.

fluxo_usuario_prioridades

 

Defina o MVP.

 

Após passar por todos os tópicos acima, basta compilar as informações para ter os requisitos mínimos para a criação do MVP.

 

Um passo de cada vez…

 

Planejamento e análise são fatores que trazem segurança e assertividade em qualquer área do digital. Um MVP permite à empresa gerar insights em cada etapa do projeto e mostra a direção por qual caminho seguir, muitas vezes esses patamares revelam novas realidades do mercado que não foram percebidas anteriormente e evitam erros cometidos por tomadas de decisão precipitadas.

 

Como sua empresa tem tomado decisões sobre o E-commerce? Cada decisão é crucial para o sucesso do seu negócio. Conte com a BlueFoot para planejar e arquitetar seu MVP.

 

Fonte: Medium

Voltar
O QUE VOCÊ PRECISA?
FALE UM POUCO SOBRE SEU PROJETO E NÓS ENTRAREMOS EM CONTATO





Algum dado foi preenchido incorretamente e requer sua atenção.

Dados enviados com sucesso!

Obrigado.

ok
VAMOS FALAR SOBRE SEU NEGÓCIO?
ligue agora
41 3024-8086
Mapa
Av. Agostinho Leão Junior, 200 Alto da Glória - Curitiba/PR

Acesse nossas redes

Twitter Facebook Instagram Google Mais Linkedin

+55 41
3024-8086