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Como otimizar as imagens para o Google
13 janeiro 2017
Como otimizar as imagens para o Google

 

 

como_otimizar_imagens_para_o_google

O Google é o maior buscador do mundo. Ele possui números de acessos enormes em todo o mundo e, por isso, várias marcas tentam seu lugar nas primeiras páginas do buscador – lugar de maior tráfego e de maior clique.

 

Um lado do Google que poucas marcas se dão conta do potencial, mas que mantêm seu grande número de acessos é o Google imagens. Ele comporta inúmeras imagens de inúmeros sites, já que o próprio buscador conta com uma ótima indexação.

 

Se você não otimizar as imagens utilizadas no seu site, você está perdendo clientes e dinheiro. Então vamos otimizar suas imagens para o Google?

 

 

 

Nome da imagem

nome_da_imagem

Começando pelo nome dado à imagem. Atente-se para essa parte, já que ela é essencial para uma indexação otimizada e para que os consumidores consigam encontrar o que precisam por meio da sua imagem.

 

Então, nunca use nomes simples como “IMG001.jpg” ou “Imagem 1.jpg”. Esse tipo de nome não colabora com a busca. Não são nomes otimizados para o Google.

 

Em vez disso, tente ser descritivo com as características da imagem, sem deixar de ser objetivo. Tente usar algo como: “ambiente corporativo digital”. Nomeie a imagem para o Google com inteligência, sempre tentando entender como aconteceria uma busca do seu cliente por aquele tipo de imagem.

 

 

 

Alt text

alt_text

O Alt text, ou Texto Alternativo (Alternative text) corresponde à descrição da imagem para os motores de busca, demonstrando para eles quais são as palavras que melhor descrevem o que há na imagem.

 

Como o buscador não consegue identificar a imagem, é preciso ajudá-lo a entender sobre o que é a imagem para poder indexar e disponibilizar para os usuários buscarem.

 

Diferentemente do nome da imagem, no Alt text é necessário para que existam maiores detalhes sobre o que há na imagem.

 

Lembre-se: o texto alternativo tem esse nome porque é uma alternativa à imagem, ou seja, se uma pessoa não conseguisse vê-la, esse texto a faria compreender do que se trata essa imagem.

 

 

 

Título e descrição

titulo_e_descricao

Use o título e a descrição para detalhar ainda mais a imagem. O título pode ser simples e continuar adequado. Na descrição, não existem limites, contanto que ela seja coerente.

 

Faça valer o poder do conteúdo da imagem e complemente a otimização com mais essa informação.

 

 

 

Imagem coerente

imagem_coerente

As imagens que são inseridas em meio a um artigo de blog, informação ou landing page precisam ser coerentes ao conteúdo de texto na qual ela foi colocada próxima.

 

Essa é outra forma que o Google encontra para indexar a imagem: usar o conteúdo em geral para entender a imagem. Por isso existe essa necessidade de que a imagem permaneça coerente com o seu intuito: fomentar e mostrar relevância para o conteúdo.

 

Essa é uma forma ainda mais eficaz de melhorar sua posição na SERP, Search Engine Results Page, a página de resultados do buscador.

 

 

 

Qualidade da imagem

qualidade_da_imagem

A qualidade da imagem também influencia nas SERP’s do Google. Ele obtém dados de relevância da imagem por meio da qualidade.

 

Então, procure sempre evitar imagens de baixa resolução. Utilize imagens nítidas, coloridas e ricas visualmente para fazer sobressair sua relevância para o buscador.

 

Outro benefício da melhora da qualidade da imagem é que os usuários procuram cada vez mais por essas imagens otimizadas, já que as de baixa qualidade pouco colaboram com aquilo que procuram durante uma busca no Google.

 

 

 

Tamanho e formato das imagens

Atente-se para o tamanho e o formato das imagens: mais uma forma não só de otimizar a imagem para o Google, mas melhorar a experiência do usuário com ela.

 

Um formato que gera um tamanho compacto e que não altera significativamente sua qualidade é o jpg. ou jpeg. Existem ferramentas online e softwares que realizam essa otimização para esse formato, colaborando com a otimização e SEO das imagens no site.

 

Você otimiza suas imagens? Conte com a Bluefoot para otimizar suas imagens, melhorar seu SEO e buscar o melhor desempenho digital para sua empresa.

 

 

 

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