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Como criar uma loja virtual que converte
09 janeiro 2017
Como criar uma loja virtual que converte

 

 

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Uma loja virtual que converte é o sonho de boa parte dos empresários que se aventuram no mundo do comércio online. A dificuldade é que, no Brasil, a taxa de conversão é relativamente baixa (corresponde a cerca de 1,65%) e muitos consumidores acabam saindo do site sem comprar nada, abandonando carrinhos com produtos.

 

Esses problemas podem ser evitados com um trabalho minucioso de análise e foco em resultados, que conseguem identificar as causas para a baixa taxa de conversão, abandono do site e de carrinhos. Então, o que posso fazer para ter uma loja virtual que converte?

 

 

 

Opções de pagamento

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Proporcione ao consumidor o máximo de opções possíveis de pagamento para ele comprar na sua loja virtual. Dessa forma, você dá mais liberdade para ele escolher a forma de pagar sem ter maiores dores de cabeça por não possuir nenhuma das opções disponíveis.

 

Se ele possui apenas uma forma de pagamento e ela não estiver disponível em sua loja virtual, ele desistirá da compra. Caso ele possua mais de uma opção, mas prefira alguma delas por algum motivo e ela também não estiver disponível, você perderá mais um consumidor por falta de opções.

 

Por isso a importância de oferecer uma gama de escolhas para seu consumidor na hora da compra.

 

 

 

Preços e prazos de entrega

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Como em uma loja física, bons preços atraem consumidores no e-commerce. Por isso, é interessante, sempre que possível, oferecer bons preços na sua loja para que os usuários vejam vantagem na compra do seu produto.

 

Outra forma interessante é a de realizar promoções, como preços mais baixos, frete grátis e/ou brindes na compra de algum produto.

 

Ainda mais importante que o preço em uma loja virtual, é o prazo de entrega. Muitos consumidores começam a se desinteressar pelo produto ou até mesmo abandoná-lo por causa do prazo de entrega e também das suas condições, como o próprio preço do serviço, por exemplo.

 

Por isso, encontre uma forma vantajosa para sua empresa, mas que dê uma opção justa e favorável ao consumidor na hora da compra. Lembre-se: quando ele compra seu produto, espera receber em pouco tempo por um preço justo do serviço.

 

 

 

Encurte o processo de fechamento

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O processo de fechamento de compra é um dos grandes motivos para a desistência do consumidor na hora de comprar. Este processo compreende todas as etapas em que um usuário precisa passar desde a entrada no site até a compra efetiva do produto.

 

Quanto mais etapas dentro desse processo, mais tempo ele passará despendendo seu precioso tempo no e-commerce. O objetivo aqui é melhorar esse processo de fechamento diminuindo o número de cliques necessários para chegar ao pedido.

 

Uma das formas de fazer isso, por exemplo, é pedir informações do cliente apenas na primeira compra, para que quando ele realizar uma nova, não ter que informá-las novamente, apenas precisar fazer seu login.

 

 

 

Facilite o sistema de busca por produtos

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A busca por produtos dentro site é uma das formas mais utilizadas pelos consumidores para encontrar seus produtos de desejo no e-commerce. A não ser que ele já tenha certa intimidade com o site e entenda cada uma das abas e divisões do site, muito dificilmente ele deixará de usar a ferramenta de busca.

 

O seu uso é mais simples que os demais e tira menos tempo do usuário. Ele clica, escreve o que deseja e encontra. Então, crie uma forma inteligente e eficaz de classificar os produtos não apenas pelo nome, mas também por sua categoria e até mesmo subcategoria.

 

Caso ele não encontre o que deseja apenas na aba de busca, ele pode encontrar em abas bem organizadas do site, que são um dos apoios que o consumidor tem para encontrar o que deseja.

 

 

 

Bom layout

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Um bom layout não é apenas um atrativo para manter o tráfego do site e satisfazer os consumidores com um visual belo e agradável. Um bom layout compreende uma forma intuitiva de dispor os elementos na loja virtual, sem que confundam o consumidor ou atrapalhem sua experiência.

 

Mostre que seu site não é apenas belo e leva sua marca consigo, mas ajuda o consumidor a encontrar o que ele precisa, organizando dados com inteligência, onde o usuário pode usar sua intuição sem muitos problemas.

 

 

 

SEO

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Atrair um público qualificado para o seu e-commerce é um dos objetivos primordiais do SEO, ou o Search Engine Optimization. A partir dele é que você trabalhará com palavras-chave e outras técnicas que trazem o consumidor que busca por aquilo que sua loja possui.

 

Ou seja, não apenas o tráfego melhora com o uso do SEO, que posiciona o e-commerce dentro dos buscadores, mas também o tráfego que tem mais chances de converter, já que é exatamente aquele que procura por você.

 

 

 

Fotos e descrição de produtos

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Outra forma bastante eficaz de evitar o abandono dos consumidores é trazer mais confiança para ele com fotos e descrição do produto.

 

Para evitar maiores problemas pós-venda com casos como a insatisfação com determinada característica ou incompatibilidade com o esperado, fotos de todos as formas do produto, como cor ou aplicação, por exemplo, podem ajudar o cliente a ter maior noção do que ele adquire.

 

Além disso, a descrição do produto pode mostrar a ele maiores informações e detalhes a respeito do produto, entendendo suas funções, benefícios e o uso, em casos mais complexos. A descrição do produto faz parte de um conteúdo que ajuda o cliente a decidir e entender o que ele realmente procura.

 

 

 

E-mail Marketing

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O E-mail Marketing é uma ferramenta que está propriamente fora do e-commerce, mas que tem efeitos satisfatórios em relação à conversão, já que encaminha o consumidor para o que ele procura ou mostra outras opções de produtos que podem vir a ser do seu interesse.

 

Use ferramentas de monitoramento como o Google Analytics para observar produtos com ótimos resultados dentro da sua loja virtual e produza e-mails marketing promovendo-os. Outras formas de e-mail possíveis são promoções para datas especiais e outras condições especiais que podem ser divulgadas para incentivar o cliente a comprar.

 

 

 

Google Analytics

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O Google Analytics, mencionado anteriormente, é uma ferramenta do Google que auxilia na inspeção e monitoramento de diversos indicadores da loja virtual, ajudando o gerenciador do e-commerce a compreender o comportamento do consumidor dentro do e-commerce a despender estratégias e ações que possam promover a conversão.

 

É por meio dele que você poderá observar o que dá ou não resultado e lançar mão de novas formas de promover seus produtos, gerando maior retorno e, claro, conversão.

 

 

 

Vídeos

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Uma forma bastante eficiente de conversão e que vem crescendo nos últimos anos, ganhando o espaço de grandes e-commerces são as ferramentas de vídeo para os produtos.

 

Essa forma de mostrar o produto é mais desenvolvida do que somente as fotos e a descrição dos produtos, que obtém uma mescla dos dois, podendo ser assistida por qualquer consumidor, fazendo ele entender ainda melhor como o produto funciona, suas especificações e benefícios por exemplo. Dessa forma, os vídeos se tornam uma ótima estratégia de conversão.

 

 

 

Outras dicas

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Outras dicas mais simples para criar uma loja virtual que converte:

 

  • Crie uma lista de desejos, para que o usuário memorize produtos que ele tenha interesse e não precise navegar e procurar por eles novamente.
  • Insira informações de compra e de forma de pagamento com clareza.
  • Ofereça uma boa assistência pós-venda.
  • Ofereça atendimento personalizado dentro do e-commerce.
  • Disponha calls to action no seu site com ciência e moderação, incentivando o consumidor a encontrar o que ele precisa e mostrar a ele o caminho para isso.

 

 

Para criar e manter uma loja virtual saudável, que converte e não perde o desempenho, conte com a Bluefoot que é especialista em performance digital.

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